quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A diferença entre congênito e genético

Congênito, de acordo com o dicionário médico, significa: Inato, característica presente à nascença: ou hereditária (genética) ou adquirida no útero, durante a gravidez.
Já genético, quer dizer: Relativo às características transmitidas pelos genes que formam os cromossomas das células reprodutoras.


Em outras palavras, congênito é aquilo que a criança nasce com ela, porque supõe-se que foi adquirido durante a gravidez. E isso independe de ser genético (herdado) ou não. Por exemplo: uma criança que nasce com Síndrome de Down, tem um transtorno congênito (nasceu com isso) e genético (porque é de herança cromossomal). Já uma criança que nasceu com surdez porque a mãe teve rubéola durante a gestação, tem um transtorno congênito, mas de origem ambiental.


Enquanto isso, uma pessoa pode manifestar algo genético sem ser congênito. Confuso? Não, muito simples! Doenças como diabetes, hipertensão, demência de Alzheimer, entre outras, têm um caráter genético envolvido, mas só se manifestam a partir de uma certa idade, muitas vezes já na terceira idade.


Genética é isso: simples assim!


Fonte: Dicionário Médico

5 comentários:

  1. gostei,mas preciso de um conceito mais específico de :congênito, e de genético, pois o professor questionou meu trabalho,logo,preciso explicar de maneira mais óbvia e convincente,se puder ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Doença genética é diferente de doença hereditária!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. sou muito Safadão e tenho meu apelido deidim Safadão eu adorei o cometario

    ResponderExcluir